Somos assim: somos o que pensamos, o que sentimos...e somos acima de tudo, aquilo em que acreditamos!
Nossos ídolos são nossos espelhos...refletem nossa alma, e nos levam ao encontro de nossos desejos, nossos sonhos, nossas fantasias, nosso eu mais profundo...e nos tornam muitas vezes mais fortes, porque acreditamos neles!
Somos assim: sedentos por nos apaixonar, por acreditar, por nos sentir vivos...e é isso que nos torna seres tão incrivelmente sedutores e apaixonantes!

domingo, 19 de agosto de 2007

Acredito sim, que a arte é capaz de nos mostrar respostas, mesmo às questões mais complexas. Não tenho a pretensão de fazer parecer que tenho a receita para resolver os problemas mundiais, quem me dera; mas mesmo assim, tenho procurado passar à quem me conhece e convive comigo, a idéia de que na arte, inclusa à educação, temos um caminho certo para consertar muito, da infinidade de erros e injustiças a que somos submetidos hoje em dia.
Tenho a convicção de que os projetos sociais que se utilizam da arte, como instrumento de convencimento e apreensão da realidade, têm sido responsáveis pela inclusão social de muitos jovens, e adultos também, e pela reabilitação de outros tantos, já corrompidos e tidos, erradamente, como causa perdida pela sociedade.
Trago aqui, a partir de agora, alguns exemplos de projetos desse tipo, e, espero com isso, que mais pessoas passem , assim como eu, a acreditar um pouco mais num futuro menos injusto, e mais dígno para uma grande parcela da população desse e de outros países.

"Dê uma arma nas mãos de uma criança, e ela aprende a destruir a vida...dê-lhe um pincel, e ela aprende a dar vida aos sonhos!"

Fundado em novembro de 2001, o Instituto Elo Amigo é uma organização sem fins lucrativos, reconhecida como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que nasceu da vontade de um conjunto de atores locais de mudar os rumos do desenvolvimento do semi-árido cearense. A principal área de atuação são os municípios de Acopiara, Iguatu, Quixelô, Jucás e Orós, no Ceará, que formam a Microrregião do Médio Jaguaribe.
Com a missão de promover ações integradas de desenvolvimento humano, local e sustentável a partir da educação e inserção social/econômica de adolescentes e jovens protagonistas, o Elo Amigo vê o jovem como um ator estratégico e um elo que possibilita a sustentabilidade do desenvolvimento, entre as gerações atual e futura.
O Instituto Elo Amigo compartilha com Amartya Sen o entendimento de que “o desenvolvimento consiste na eliminação de privações da liberdade que limitam as escolhas e as oportunidades das pessoas de exercerem ponderadamente sua condição de agente”.
Para cumprir sua Missão, o Instituto desenvolve ações integradas de Educação para o Desenvolvimento, pelo e para o trabalho, voltadas para o fortalecimento das dimensões social, cultural, econômica, política e ambiental.

Mais detalhes aqui: Elo amigo


Projetos de Arte e Cultura do Médio Jaguaribe farão parte de Mostra Fotográfica

Luis Abregu, fotógrafo argentino e autor de fotos do livro Patrimônio da Humanidade do Brasil, apoiado pela Unesco, visitará a Microrregião do Médio Jaguaribe com o objetivo de registrar experiências sociais de arte e cultura desenvolvidas por jovens. A visita faz parte de uma agenda que envolve sete microrregiões onde a Fundação Kellogg apóia a formação de Conjuntos Integrados de Projetos (CIP´s), articulações envolvendo diversos setores da sociedade com o objetivo de elaborar e desenvolver uma proposta coletiva de desenvolvimento. No Médio Jaguaribe, o Instituto Elo Amigo é animador das discussões sobre CIP e responsável pelo acompanhamento do registro.
Entre os projetos a serem visitados na região estão a Cia. Deus Baco de Teatro, de (Acopiara), Cia. Chacoalho de Teatro (Iguatu), Cia Foco de Dança (Iguatu), o Projeto Abrakdart (Orós), a Fundação Raimundo Fagner (Orós) e a Escola Eleazar de Carvalho (Iguatu). Com a visita de Abregu, será fornecido aos projetos fotografados um material que vai enriquecer os instrumentos de comunicação e de divulgação dessas experiências. Esse material também será publicado em um livro, que reunirá fotos de todos os Estados visitados, e as imagens farão parte de uma exposição durante a 1ª. Mostra Brasil: Juventude transformando com Arte. A Mostra é um evento nacional que vai ser realizado no Rio de Janeiro, de 24 a 26 de abril, e tem o objetivo de abrir espaços para a divulgação de resultados artísticos de grupos e projetos sociais, para a reflexão, intercâmbio e criação artística conjunta.
O registro fotográfico faz parte do programa Juventude Transformando com Arte, coordenado pelo Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP), e ajudará ainda a desenvolver um mapeamento das experiências na área, através do Banco de Experiências Sociais com Arte e Cultura, projeto apoiado pela Fundação Kellogg, e também coordenado pelo CEPP.


Palavras de um grande autor, verdadeiras, fortes e muito significativas...vale à pena ler, refletir, e realizar.


Importa o que fica
A festa acabou...acabou o bolo, acabaram os brigadeiros, os salgadinhos, o vinho, o guaraná...todos se foram, fecham-se as cortinas, apagam-se as luzes, e a vida volta ao normal.
Normal? Nem tanto...de tudo, algumas coisas ficam...fica a certeza de que foi uma festa, virtual, sim, mas linda...o bolo era virtual, os brigadeiros e salgadinhos eram virtuais, o vinho era virtual(melhor assim), mas nem tudo era virtual...os amigos eram reais, o carinho era real, a satisfação de estarmos juntos, mesmo que distantes, era real.
E é isso que realmente importa.
Fica a certeza, de que não há limites em tempo nem em espaço, prá esse dom divino chamado "Amizade"...fica a certeza de que ninguém é uma ilha, e que temos a necessidade de estarmos entre pessoas queridas, que compartilhem das nossas alegrias, das nossas tristezas, da nossa vida, sem pedir nem exigir nada, apenas oferecendo sentimentos bons e tão significativos para cada um de nós.
Fica a certeza, de que somos imperfeitos, incompletos, e não vivemos acima do bem e do mal, erramos, consertamos, caímos, levantamos, sorrimos, choramos, e, se temos amigos, eles são nossas alavancas em cada um desses momentos.
Para mim, fica a certeza de que estive entre pessoas especiais, que tornaram meus 37 anos, bem mais significativos hoje, bem mais agradáveis e bem mais leves.
E é a Deus que agradeço por isso, pela beleza da amizade e pelo carinho que pude receber dessas pessoas tão queridas nesses dias.
De volta à vida real, mas com um motivo a mais para agradecer, sempre.