Créditos: Doodle Dia de Sol : Beautiful Doodles by Anna Ribeiro
Postado por
Moniquinha
às
12:28
0
comentários
Marcadores: Aquarela
Agora é oficial, a Língua Portuguesa vai mudar mesmo.
Há anos esse fato aparece nos noticiários, mas sempre na espera de uma data para se concretizar. Isso porque em 1991, após muita discussão, os países de língua portuguesa (Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste) formularam um acordo de unificação e padronização da ortografia.
O objetivo era possibilitar uma maior integração entre os diferentes povos que, em tese, têm a mesma língua, porque da maneira como o Português existe hoje cada país fala e escreve uma “língua” diferente, quase como um dialeto.
Em muitos casos era necessário redigir dois documentos praticamente iguais, um em português brasileiro e outro em português de Portugal, o que não fazia o menor sentido.
Não existe uma data específica, mas a mudança deve começar em 2008. O governo já prepara uma licitação para adquirir material didático com as novas regras para 2009.
É justamente nas salas de aula que se inicia essa transformação, que deve englobar, aos poucos, toda a sociedade.
Mas afinal, o que muda?
O alfabeto passa a ter 26 letras, contra 23 de hoje, pois haverá a inclusão do K, do W e do Y.
Acento agudo deixará de existir:
Para diferenciar. Assim, devemos grafar “para” do verbo parar da mesma maneira como grafamos a preposição “para”. Até hoje este verbo era grafado com acento (Pára). “Pêlo”, como os dos cachorros serão grafados da mesma maneira que “pelo”, a preposição;
Em ditongos abertos de palavras paroxítonas (“ei”, “oi”). Desta maneira idéia vira ideia, assembléia vira assembleia, heróica vira heroica e jibóia vira jiboia;
Palavras paroxítonas com “i” e “u” tônicos, como feiúra, que virará feiura.
O acento circunflexo também cairá em alguns casos:
Palavras paroxítonas terminadas em "o" duplo, como vôo, enjôo, perdôo, abençôo;
E verbos em que este acento era utilizado para diferenciar os verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus derivados.
O hífen deixará de existir quando:
A primeira palavra terminar em vogal e a segunda começar com uma vogal diferente. Aero-espacial passará a ser grafado aeroespacial;
Quando a segunda palavra começar com “R” ou “S”. Contra-regra vira contrarregra e anti-semita vira antissemita.
Será mantido o hífen quando os prefixos terminarem em “R”, ou seja, “Super”, “Hiper” e “Inter”.
Trema
A famosa queda do trema enfim ocorrerá. Nada mais de lingüiça ou tranqüilidade. O correto passará a ser linguiça e tranquilidade.
Com as novas regras estima-se entre 0,5% e 2% da escrita no Brasil sofrerá alteração.
Quando um país, determina através de lei, o emburrecimento coletivo de seu povo, estamos mesmo diante do caos.
Diante da necessidade de ensinar as pessoas a respeitar a nossa língua, e a usá-la de forma correta, nos deparamos com uma solução bem mais rápida, prática e conveniente, no ponto de vista das relações entre o Brasil e outros países; torna-se a língua pátria mais fácil, mais simples, mais acessível à nossa falta de cultura, estrangulando-se assim, uma das maiores riquezas culturais desse país.
A partir de 2008, estaremos um pouco mais pobres.
Um passo atrás...o retrocesso institucional.
Mais detalhes, acesse:
Ig educação
Postado por
Moniquinha
às
18:14
1 comentários
Marcadores: O folhetim
"Dê uma arma nas mãos de uma criança, e ela aprende a destruir a vida...dê-lhe um pincel, e ela aprende a dar vida aos sonhos!"
Fundado em novembro de 2001, o Instituto Elo Amigo é uma organização sem fins lucrativos, reconhecida como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que nasceu da vontade de um conjunto de atores locais de mudar os rumos do desenvolvimento do semi-árido cearense. A principal área de atuação são os municípios de Acopiara, Iguatu, Quixelô, Jucás e Orós, no Ceará, que formam a Microrregião do Médio Jaguaribe.
Com a missão de promover ações integradas de desenvolvimento humano, local e sustentável a partir da educação e inserção social/econômica de adolescentes e jovens protagonistas, o Elo Amigo vê o jovem como um ator estratégico e um elo que possibilita a sustentabilidade do desenvolvimento, entre as gerações atual e futura.
O Instituto Elo Amigo compartilha com Amartya Sen o entendimento de que “o desenvolvimento consiste na eliminação de privações da liberdade que limitam as escolhas e as oportunidades das pessoas de exercerem ponderadamente sua condição de agente”.
Para cumprir sua Missão, o Instituto desenvolve ações integradas de Educação para o Desenvolvimento, pelo e para o trabalho, voltadas para o fortalecimento das dimensões social, cultural, econômica, política e ambiental.
Mais detalhes aqui: Elo amigo
Projetos de Arte e Cultura do Médio Jaguaribe farão parte de Mostra Fotográfica
Luis Abregu, fotógrafo argentino e autor de fotos do livro Patrimônio da Humanidade do Brasil, apoiado pela Unesco, visitará a Microrregião do Médio Jaguaribe com o objetivo de registrar experiências sociais de arte e cultura desenvolvidas por jovens. A visita faz parte de uma agenda que envolve sete microrregiões onde a Fundação Kellogg apóia a formação de Conjuntos Integrados de Projetos (CIP´s), articulações envolvendo diversos setores da sociedade com o objetivo de elaborar e desenvolver uma proposta coletiva de desenvolvimento. No Médio Jaguaribe, o Instituto Elo Amigo é animador das discussões sobre CIP e responsável pelo acompanhamento do registro.
Entre os projetos a serem visitados na região estão a Cia. Deus Baco de Teatro, de (Acopiara), Cia. Chacoalho de Teatro (Iguatu), Cia Foco de Dança (Iguatu), o Projeto Abrakdart (Orós), a Fundação Raimundo Fagner (Orós) e a Escola Eleazar de Carvalho (Iguatu). Com a visita de Abregu, será fornecido aos projetos fotografados um material que vai enriquecer os instrumentos de comunicação e de divulgação dessas experiências. Esse material também será publicado em um livro, que reunirá fotos de todos os Estados visitados, e as imagens farão parte de uma exposição durante a 1ª. Mostra Brasil: Juventude transformando com Arte. A Mostra é um evento nacional que vai ser realizado no Rio de Janeiro, de 24 a 26 de abril, e tem o objetivo de abrir espaços para a divulgação de resultados artísticos de grupos e projetos sociais, para a reflexão, intercâmbio e criação artística conjunta.
O registro fotográfico faz parte do programa Juventude Transformando com Arte, coordenado pelo Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP), e ajudará ainda a desenvolver um mapeamento das experiências na área, através do Banco de Experiências Sociais com Arte e Cultura, projeto apoiado pela Fundação Kellogg, e também coordenado pelo CEPP.
Postado por
Moniquinha
às
12:11
2
comentários
Marcadores: O folhetim
Postado por
Moniquinha
às
11:39
2
comentários
Marcadores: Outros autores
Postado por
Moniquinha
às
11:28
2
comentários
Marcadores: Minhas asas