"Dê uma arma nas mãos de uma criança, e ela aprende a destruir a vida...dê-lhe um pincel, e ela aprende a dar vida aos sonhos!"
Fundado em novembro de 2001, o Instituto Elo Amigo é uma organização sem fins lucrativos, reconhecida como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que nasceu da vontade de um conjunto de atores locais de mudar os rumos do desenvolvimento do semi-árido cearense. A principal área de atuação são os municípios de Acopiara, Iguatu, Quixelô, Jucás e Orós, no Ceará, que formam a Microrregião do Médio Jaguaribe.
Com a missão de promover ações integradas de desenvolvimento humano, local e sustentável a partir da educação e inserção social/econômica de adolescentes e jovens protagonistas, o Elo Amigo vê o jovem como um ator estratégico e um elo que possibilita a sustentabilidade do desenvolvimento, entre as gerações atual e futura.
O Instituto Elo Amigo compartilha com Amartya Sen o entendimento de que “o desenvolvimento consiste na eliminação de privações da liberdade que limitam as escolhas e as oportunidades das pessoas de exercerem ponderadamente sua condição de agente”.
Para cumprir sua Missão, o Instituto desenvolve ações integradas de Educação para o Desenvolvimento, pelo e para o trabalho, voltadas para o fortalecimento das dimensões social, cultural, econômica, política e ambiental.
Mais detalhes aqui: Elo amigo
Projetos de Arte e Cultura do Médio Jaguaribe farão parte de Mostra Fotográfica
Luis Abregu, fotógrafo argentino e autor de fotos do livro Patrimônio da Humanidade do Brasil, apoiado pela Unesco, visitará a Microrregião do Médio Jaguaribe com o objetivo de registrar experiências sociais de arte e cultura desenvolvidas por jovens. A visita faz parte de uma agenda que envolve sete microrregiões onde a Fundação Kellogg apóia a formação de Conjuntos Integrados de Projetos (CIP´s), articulações envolvendo diversos setores da sociedade com o objetivo de elaborar e desenvolver uma proposta coletiva de desenvolvimento. No Médio Jaguaribe, o Instituto Elo Amigo é animador das discussões sobre CIP e responsável pelo acompanhamento do registro.
Entre os projetos a serem visitados na região estão a Cia. Deus Baco de Teatro, de (Acopiara), Cia. Chacoalho de Teatro (Iguatu), Cia Foco de Dança (Iguatu), o Projeto Abrakdart (Orós), a Fundação Raimundo Fagner (Orós) e a Escola Eleazar de Carvalho (Iguatu). Com a visita de Abregu, será fornecido aos projetos fotografados um material que vai enriquecer os instrumentos de comunicação e de divulgação dessas experiências. Esse material também será publicado em um livro, que reunirá fotos de todos os Estados visitados, e as imagens farão parte de uma exposição durante a 1ª. Mostra Brasil: Juventude transformando com Arte. A Mostra é um evento nacional que vai ser realizado no Rio de Janeiro, de 24 a 26 de abril, e tem o objetivo de abrir espaços para a divulgação de resultados artísticos de grupos e projetos sociais, para a reflexão, intercâmbio e criação artística conjunta.
O registro fotográfico faz parte do programa Juventude Transformando com Arte, coordenado pelo Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP), e ajudará ainda a desenvolver um mapeamento das experiências na área, através do Banco de Experiências Sociais com Arte e Cultura, projeto apoiado pela Fundação Kellogg, e também coordenado pelo CEPP.